Santa Catarina permanece em alerta para chuvas que podem resultar em alagamentos e transtornos para a população do estado nesta sexta-feira (12), pela combinação de calor e umidade, resultando em precipitações.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, existem riscos de destelhamento, queda de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica no estado.
Com o afastamento de uma frente fria e a instalação de um sistema de alta pressão no estado, a região Oeste e Extremo Oeste terão um dia com tempo firme nesta sexta-feira. Nas áreas entre o Meio-Oeste e o Planalto Norte, há a possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas durante a tarde e noite.
No litoral e regiões próximas, a circulação marítima influenciará o clima, deixando o tempo mais fechado, com chances de chuva a qualquer momento do dia.
O risco de ocorrências meteorológicas é considerado baixo. Os ventos variarão de nordeste a sudeste no interior do estado, enquanto no litoral e proximidades soprarão de sudeste/sul, com intensidade fraca a moderada. No litoral, podem ocorrer rajadas de até 65 km/h.
As temperaturas mínimas previstas variam entre 17 e 23°C em Santa Catarina, enquanto as máximas apresentarão uma ampla faixa, marcando entre 24 e 33°C no Grande Oeste e no Planalto Norte. Nas demais regiões do estado, as máximas ficarão entre 19 e 26°C.
No sábado (13), as condições climáticas em Santa Catarina indicam um dia predominantemente ensolarado em grande parte do estado. Entretanto, no litoral, espera-se uma presença maior de nuvens, com a possibilidade de chuva fraca e isolada entre o final da tarde e a noite, devido à influência da circulação marítima.