O Corpo de Bombeiros de Itajaí, atendeu uma ocorrência de afogamento no final da manhã desta quinta-feira (30). Um banhista foi resgatado por um surfista, e outra precisou de atendimento médico, já que sofreu uma parada cardiorrespiratória em grau 6 de afogamento.
O afogamento aconteceu na praia do Geremias, ao lado da praia do Atalaia, em Itajaí. O local não é protegido pelo serviço de guarda-vidas. Por isso, a equipe que estava em serviço no Atalaia se deslocou até o local assim que soube da ocorrência.
Uma das vítimas foi retirada da água por um surfista, sem caracterizar grau de afogamento, ou seja, sem inalar água. Já a outra vítima foi retirada da água por um guarda-vida em afogamento classificado como grau 4, ainda respirando e com pulso, mas com choque descompensado.
Logo em seguida, a vítima evoluiu para grau 6, com parada cardiorrespiratória. Foram iniciados os procedimentos de recuperação de afogados e acionados os recursos adicionais devidos, incluindo equipe médica de Suporte Avançado de Vida do Arcanjo.
Antes da chegada do helicóptero Arcanjo, durante o atendimento dos guarda-vidas, a vítima voltou a apresentar sinais de respiração e pulso carotídeo. Posteriormente, ela recebeu atendimento médico e foi encaminhada ao hospital.