As aulas presenciais da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) serão retomadas no dia 18 de abril. Após dois anos de atividades remotas por conta da pandemia da Covid-19, a instituição exigirá o comprovante de vacinação para alunos, professores e servidores, além do uso de máscara em ambientes fechados.
Antes mesmo de realizar a matrícula para o novo semestre, todos os estudantes precisam comprovar a imunização contra o coronavírus. A verificação do comprovante acontece no momento da etapa documental da matrícula em um sistema online da universidade.
Alunos regulares de graduação ou pós-graduação terão que cadastrar cada dose recebida, incluindo nome do fabricante e data de imunização, na plataforma da UFSC. Em seguida, devem adicionar o comprovante de vacinação em anexo. O prazo para enviar o documento encerra no próximo dia 24 de março.
“A UFSC tem autonomia, não para tornar obrigatória a vacinação, mas exigir a comprovação da vacinação para o cumprimento de algumas atividades. A universidade está se valendo de uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal)“, explicou Áureo Moraes, chefe de Gabinete da universidade.